7 de maio de 2013

Spaghetti ao alho e óleo

Duas semanas atrás, resolvemos fazer uma das receitas que o pai do Jean costumava fazer. É um spaghetti ao alho e óleo que eu nunca tinha visto, pois leva azeitona preta e muito parmesão, além de ir ao forno. Ficou divinal, fácil, rapidíssimo de fazer, super recomendo! O Jean já está querendo repetir em um final de semana próximo... Agora que ele está cada vez mais participativo na cozinha está sendo ótimo. Momentos culinários a dois... Aiai!

Fizemos logo um pacote inteiro da massa Barilla, com um spaghetti bem fininho o spaghettini nº 3.  Rendeu bem e, a cada vez que comíamos, achávamos ainda mais gostoso... Hummm, adoro receitas fáceis que você faz em menos de 30 minutos.

Ah, pessoal, mais uma coisinha: não usem o queijo parmesão destes de saquinho, comprem um pedaço de mais ou menos 100 g de queijo parmesão para ralar na hora. É outra coisa completamente diferente desses queijos de saquinho, que tem um gosto forte e enjoativo.


 Spaghetti ao alho e óleo

Rendimento: 6 porções

Ingredientes

1 pacote de 500 g de spaghetti
8 a 10 dentes de alho picado
Azeitona preta a gosto
100g gramas de queijo parmesão para ralar na hora
1 colher de sopa de manteiga
Sal a gosto
Azeite a gosto

Modo de fazer

Cozinhe o pacote de macarrão em uma panela com água fervente e um pouco de sal.
Enquanto o macarrão cozinha, derreta a manteiga e doure o alho até ficar bem torradinho. Adicione azeite a gosto e, na seqüência, adicione o spaghetti, misturando bem. Prove e, se necessário, adicione um pouco de sal.
Regue o fundo de um refratário com azeite e coloque 1/3 da massa. Rale o queijo por cima. Adicione outra parte da massa e rale mais queijo. Por fim, coloque a última parte da massa, rale o restante do queijo e coloque as azeitonas pretas. Leve ao forno até o queijo derreter e sirva a seguir.