19 de março de 2013

Filet ao Molho Madeira

Filet mignon - não tem erro. Essa é uma das frases que mais usamos aqui em casa. Porque fazer um prato com essa carne dá um resultado tão garantido e agrada a um número tão grande de pessoas que, realmente, não tem erro!

Dando sequência ao nosso projeto: "1 filet mignon, 3 receitas", mostramos a vocês hoje a segunda receita executada com nossa peça de filet mignon: o delicioso filet ao molho madeira. Para isso, cortamos o filet em escalopinhos de 1 cm (já viram o vídeo do youtube que o chef ensina os cortes? Cliquem aqui para ver).

Vou postar para vocês dois modelos de receitas, ambas suuuuuper fáceis. A primeira usa o vinho madeira (preço em torno de 22 reais a garrafa). A segunda usa um vidro do molho pronto (custa em torno de 7 reais). Confesso que fiz a receita com o molho pronto; ando procurando tudo o que me economiza tempo, porque eu e Jean temos trabalhado tanto e também estão surgindo tantos programinhas aos finais de semana que estamos tendo quase que comprar tempo... Alguém me vende, rsss?

Enfim, receita fácil demais, resultado completamente divino! Top, top, top. Já compram sua peça de filet mignon? Rende 3 almoços! E semana que vem, mais uma receitinha! Bjos e curtam as fotos!




Filet ao Molho Madeira (usando vinho madeira)
Rendimento 4 porções

Ingredientes

500 g de filé mignon cortado em escalopinhos de 1 cm de espessura
1 vidro pequeno de champignon fatiado
2 colheres de sopa rasas de manteiga
1 cebola média
2 tabletes de caldo de carne
1 xícara de chá de vinho madeira
1 colher de amido de milho

Modo de fazer

Tempere os escalopinhos com alho, sal , pimenta-do-reino e molho para carnes e deixe-o marinando por 30 minutos. Frite os escalopinhos em uma colher de manteiga e reserve.

Refogue na manteiga a cebola até ficar transparente, e acrescente o champignon e os tabletes de carne.  Acrescente o vinho e deixe ferver por aproximadamente 10 minutos. Em seguida dilua o amido de milho em 1/4 xícara de água e acrescente ao molho para engrossar.
Junte os bifes, misture e deixe por cerca de dois minutos até aquecer a carne e sirva a seguir.

Filet ao Molho Madeira (usando molho pronto)

Rendimento 4 porções

Ingredientes

500 g de filé mignon cortado em escalopinhos de 1 cm de espessura
1 vidro pequeno de champignon fatiado
2 colheres de sopa rasas de manteiga
1 cebola média
1 vidro de molho madeira pronto 340 g

Modo de fazer

Tempere os escalopinhos com alho, sal , pimenta-do-reino e molho para carnes e deixe-o marinando por 30 minutos. Frite os escalopinhos em uma colher de manteiga.

Enquanto os escalopes fritam, refogue a cebola em uma colher de manteiga até ficar transparente, e acrescente os champignons. Em seguida acrescente o molho pronto. Deixe ferver poucos minutos, acrescente os bifes, misture bem e sirva a seguir.