29 de junho de 2012

Canjica

Ai, gente, sem chance de o mês de junho acabar sem eu postar uma receita de canjica. EU AMO! Neste mês, teve muita canjica aqui em casa e na casa da sogra, pois, a Nélia fez várias vezes. Eu também fiz aqui em casa a receita dela que é PERFEITA! Essa Nélia...

E no fds vou fazer novamente para fechar o mês com chave de ouro! Olhem como é fácil:






Canjica

Rendimento: 10 porções


Ingredientes

1/2 pacote de canjica
1 1/2 litro de leite
1/2 pacote de amendoim batido no liquidificador
1 lata de leite condensado

Modo de fazer

Deixe a canjica de molho de um dia para o outro.

Coloque a canjica na panela de pressão com água suficiente para cobri-la completamente (pode acrescentar um pouco a mais, para não correr o risco da água secar completamente durante o cozimento). Cozinhe na pressão por cerca de 25 minutos (a contagem do tempo se inicia após o a panela iniciar o som característico de pressão).

Após o cozimento, adicione os demais ingredientes à canjica e mexa sempre até ferver e ficar com uma consistência cremosa.

25 de junho de 2012

Sua Casa com Design - Maria Giulia

Que coisa mais doce fazer o primeiro Sua Casa com Design com um quarto de menina! Para quem está chegando por agora aqui no blog, esta é iniciativa minha de falar um pouco sobre arquitetura de interiores, através de ambientes verdadeiros. Espero que as dicas sejam úteis para várias mamães (e futuras) que queiram montar um quarto para seus filhos. Neste, mês, minhas queridas "clientes" são:

Maria Giulia e Daniela
Cidade: Ribeirão Preto – SP

A Maria Giulia, que uma mocinha bem decidida e de estilo contemporâneo, está com 8 anos e é hora de seus pais fazerem para ela um novo quarto, que reflita sua fase mais “madura”. Sua mãe, Daniela, não queria “aquele projeto”, mas sim algumas dicas de aproveitamento de espaço, que ao mesmo tempo, ficasse aconchegante. A princípio, ela me disse que estavam pensando em uma decoração temática, de Princesas ou Tinker Bell.

Depois, a Maria Giulia desistiu e quis apenas um adesivo de borboletas. Eu achei ótimo, porque o problema de quartos temáticos é que eles podem ficar lindinhos, mas também podem ficar muito próximos de algo exagerado e, se a pessoa não souber dimensionar, pode-se correr o risco de ficar cafona... Já as borboletas não! É sim, um tema, mas podemos expandir para um jardim e usar elementos como flores, passarinhos... Muito mais leve e atraente!

Elas tinham algumas coisas decididas e uma vontade de que o ambiente ficasse:


Romântico, delicado, leve, ingênuo
e
Moderno, limpo, objetivo, despojado


A Daniela tem habilidades para trabalhos artesanais, então estou propondo algumas coisas que podem ser tanto compradas prontas como executadas pela mamãe caprichosa.


O AMBIENTE HOJE

O quarto da Maria Giulia tem um tamanho muito bom 3,65 x 3,20 m. Muitos móveis não serão reaproveitados e outros serão renovados. O quarto foi recentemente pintado no tom de rosa. Sugiro que a porta e a parte interna da janela sejam pintadas de branco, ficará excelente!





O primeiro aspecto que notei no quarto da Maria Giulia, foi o layout do quarto. O mobiliário foi disposto lateralmente nas paredes e ficou aquela sensação de corredor, no meio do quarto, com tudo acontecendo nas laterais, mas sem um ponto de destaque.



O LAYOUT PROPOSTO

Todo ambiente deve ter o seu ponto focal, e eu prefiro dizer, o seu ponto UAU! Você entra no ambiente e seus olhos são direcionados para um determinado ponto que chama a sua atenção de imediato. Não quer dizer que os outros cantos do ambiente não serão bem trabalhados e atrativos, mas, o ponto focal é o local de destaque. Quando pensamos em um quarto, qual é o lugar mais importante? A cama! Então, um projeto bem sucedido de um quarto sempre deverá priorizar esta área.

Para propor um novo layout, criando um ponto focal e setorizando melhor os espaços, é interessante pensar que o quarto da criança deve servir a alguns propósitos, que são:


DESCANSAR, ESTUDAR, BRINCAR, ORGANIZAR.


E, partindo dessas premissas,o novo layout ficou assim:




CORES E ILUMINAÇÃO


As cores dão a vida e a personalidade ao ambiente e tem o papel de unir elementos diferentes, criando um ambiente coeso. Nós não precisamos usar todas as cores que gostamos em um ambiente e podemos eleger somente alguns tons. A Maria Giulia e a Daniela mostraram as cores que mais gostam na paleta marcando com um X. E eu marquei com V os tons que iremos trabalhar por todo o ambiente:



Um quarto de menina não precisa (e, na minha opinião, nem deve) ser totalmente rosa, assim como o do menino não precisa ser todo azul. Um projeto pode optar por paredes totalmente brancas, outros podem optar por dinamizar o ambiente com jogo de cores nas paredes. A base do quarto da Maria Giulia é o rosa, recém pintado. Para quebrar um pouco a intensidade do rosa, pensando no ponto focal e criando o UAU da Maria Giulia, minha idéia é criar um painel de gesso que continue no teto (sim é uma solução um pouco mais cara, mas pode-se ser planejada para o longo prazo).



O painel tem um afastamento lateral da parede, onde podem ser colocada a iluminação (fluorescente ou LED), fazendo um ponto de iluminação romântico, aconchegante e sofisticado. A sanca do teto é aberta e a iluminação continua pela sanca. Vale lembrar que deve-se instalar interruptores separados para as lâmpadas do painel parede/teto e do ponto de iluminação central do teto, evitando de acender todas as lâmpadas, todas as vezes (economia de energia!).

Outro investimento interessante a se fazer no quarto (mas que envolveria mais custos) é adicionar alguns pontos de iluminação embutida para valorizar quadros e fotos. Minha intenção é dar o máximo de opções possíveis, não somente para a Maria Giulia e a Daniela, mas para as outras pessoas. O painel da parede deve ser revestido por papel de parede ou, no caso da Maria Giulia, receber lindos adesivos de borboletas, que elas já adquiriram.



Outra opção mais em conta para criar um painel na parede central é fazer duas peças de gesso para emoldurar o trecho da parede onde será aplicado um papel de parede.





Algumas opções de papel de parede legais são as criações da famosa designer de interiores canadense Candice Olson, apresentadora do programa de TV "Design Divino". Várias lojas no Brasil vendem a coleção de papéis de parede da Candice. Façam uma pesquisa na internet para descobrir a loja mais perto de você.


Ou vocês podem comprar os papéis de parede on line aqui





No centro do teto do quarto, sugiro um pendente. Como a Maria Giulia gosta de formas esféricas, separei três modelos legais, com preço bastante amigo. Cada um está disponível em três tamanhos, acho interessante usar o tamanho intermediário, 30 cm de diâmetro.




Pendente globe cristal - e-lustre

Pendente stylus globe -
e-lustre 

Pendente Silk Prata -
e-lustre

MOBILIÁRIO
Para complementar o painel, uma bela cabeceira de cama em couro (o papai da Maria Giulia pode cortar e substituir a cabeceira atual por esta. Será que ele também tem dons manuais?).


Cabeceira capitonê reta 1,00 x 1,10m – Hits Kids and Teens


Se vocês quiserem, ainda podem fazer facilmente uma cabeceira, usando uma placa de MDF, espuma e tecido. Vejam como é fácil fazer uma cabeceira, nestes vídeos:

  1. Como fazer cabeceira estofada - ver vídeo passo a passo aqui  
  2. Como fazer cabeceira estofada (modelo mais sofisticado) - ver vídeo passo a passo aqui  

O armário existente será pintado de branco. A Daniela me perguntou se deveria colocar adesivos de borboletas nas portas. Eu acho que é melhor manter bem clean, pois pode cair naquele caso que eu falei de quartos temáticos. Para o futuro, caso queiram um novo armário para a Maria Giulia, minha indicação é esta:



Guarda Roupa 2 portas de correr Eros Branco/Rosa – Lojas KD




Sobraram algumas prateleiras da bancada de estudo que a Daniela mandou fazer. Bem, eu não colocaria mais prateleiras na parede. Ao invés disso, porque não fazer um móvel com as prateleiras que sobraram, para colocar as caixas coloridas e os livros? Este seria o móvel, já aproveitando as dimensões das prateleiras:



Quem quiserem comprar pronto, este móvel também está disponível:

Nicho Cubo Duplo com Prateleira Branco – Lojas KD

Lembrando que as medidas do móvel pronto da Lojas KD são diferentes das medidas que coloquei acina, pois estou fazendo um aproveitamento das prateleiras que elas já possuem.

Como elas gostam de móveis com linha reta, separei este criado delicado para ficar ao lado da cama. Para o quarto não ficar muito entulhado, estou usando apenas um criado.


Criado mudo 2 gavetas – Criativa ArteMadeiras


O baú, elas já possuem e vão fazer uma reforma no mesmo. Para quem quiser adquirir um baú para guardar brinquedos, minha sugestão é este:




Baú com rodízio meu fofinho branco - Lojas KD

A bancada foi encomendada pela Daniela. É uma bancada muito grande (2,40 x 0,60). Mas ela terá também a função de abrigar a TV e o computador. Para acompanhar a bancada, uma cadeira moderna da Tok Stok, inspirada no famoso modelo de cadeira do designer Philippe Starck. Muito stylish!



Elizabeth Kids cadeira infantil -  Tok Stok
E, com este mobiliário, o quarto ficaria assim:



OK, a base está pronta. Agora vamos aos adornos.



ADORNOS



Para a cama, uma colcha com tom neutro e uma explosão de cores e estilos nas almofadas, mas sem perder a coesão.




Colcha solteiro Total Mix Matelasse 180 fios - Etna


Mini pilow floral - LojaMinha Vó Fazia
Almofada patch customizada - Loja Minha Vó Fazia


Almofada coração - Loja Minha Vó Fazia
Almofada de cetim com mini rosas – Hanna Padova
Almofada de flores de renda – Hanna Padova

O criado lindo ganha a companhia de um abajour de rosas de tecido. Daniela bem pode fazer este, hein, mamãe?  Neste blog tem um passo a passo para fazer as flores de tecidos para o abajour: Abajour de flores- como fazer


O móvel nicho abrigará os livros da Maria Giulia e alguns objetos pessoais e brinquedinhos, nestas caixas coloridas, algumas de papel e outras de acrílico colorido (mais uma vez um mix de materiais, texturas e cores).




Caixas coloridas de PVC - Idéia Presentes

Caixas organizadoras – Hits

O baú guarda os brinquedos e vira banco com estes dois futons coloridos, que podem sem comprados em diversas lojas.




Para o quarto, eu acho que o ideal é uma cortina longa totalmente branca e no bastão também branco, e decorada com borboletas de tecido (mais uma tarefa para você, Daniela).



Para quem não tem dotes manuais, pode comprar o kit de borboletas aqui: Kit aplique borboletas de tecido.


Mais cores fortes estarão presentes no tapete redondo (um luxo) e no cabideiro. A Maria Giulia tem muuuuuitas bolsas(mas será que ela usa todas??? Pq eu tenho um monte de bolsas, mas uso 2 ou 3 com frequencia...). Daniela, guarde as bolsas que ela menos usa e coloque as mais bonitas e mais do dia a dia no cabideiro.  


Tapete fru-fru pink redondo diâmetro 1,50 m - Mundo do bebê 
Austria Cabide Piso - Tok Stok


Para a bancada, lindos e úteis adornos! fazendo novamente o miz entre romântico e moderno e usando as cores da nossa decoração, sugiro estes adornos fofos (dá vontade de comprar todos!!!).


Luminária Trina base quadrada - D Design

Porta foto borboleta - Papelaria




Glam girl calendário – Tok Stok
Fofuras e costuras porta lápis e clips – Tok Stok
Fofuras e costuras porta treco – Tok Stok

E para as prateleiras, adornos lindos que organizam e decoram! O tema jardim e borboletas novamente presente...



Kit Caixas Passa Fita  - Cleusa Marques Bebê

Regador em porcelana - Cleusa Marques Bebê

Trio de mini vasos   - Cleusa Marques Bebê


E também colocamos outras caixas decorativas, para guardar os objetos que são menos usados no dia a dia e que ficarão nas prateleiras mais altas.



Caixa Gaveta Fly Colors - Hits
Caixa gaveta numero 1 - Hits

Para a prateleira mais alta, eu indico que vocês mandem enquadrar algumas fotos da Maria Giulia. Vai dar um charme a mais para a prateleira mais alta, que será menos usada e ficará mais decorativa. Olhem neste exemplo, que lindo, foram usados quadros e desenhos da criança. Eu amei!!!






A idéia era não entulhar o quarto (apesar de que tinha de colocar várias coisas que elas já possuiam). Para o futuro, quando a pequena não usar mais os brinquedos e estiver mocinha, o baú pode ir embora, o nicho vai para o lugar do baú e neste cantinho onde estava o nicho pode se optar por colocar uma poltrona (tornando o cantinho oficial de leitura) ou colocar uma penteadeira, que é um sonho de toda menina moça (e da maioria das mulheres adultas também, eu incluída entre elas).



A poltrona pode ser adquirida aqui:  Poltrona Comfy 0,80 x 0,90 x 0,86 m - Hits Kids and Teens
E a penteadeira provençal, depende do modelo, uma busca na internet ou em antiquários e lojas de segunda mão trará várias opções. Aquele aparador antigo  que muitas pessoas tem e não valorizam, renovado por uma pintura branca e adicionando um espelho provençal se transformarão em uma penteadeira perfeita e original!

 
É também neste cantinho do quaro que fica a parede que coloquei três spots, lembram? Pois bem, quando se está decorando um ambiente, sempre lembrem-se que as paredes são tão importantes quanto o mobiliário. Não deixem suas paredes nuas, ok, pessoal?! Para dar um charme a este cantinho, um mix de vários quadrinhos e fotos da princesa Maria Giulia. No centro da composição, um espelho provençal, criando uma composição única e cheia de estilo!




Espelho Itália 26 x 34 - Atuali Casa e Bebê





Quadro borboletas 30 x 35 cm - Atelier CleusaMarques
Quadro passarinho 25 x 34 cm – Loja Arte de Decorar




Quadros Divino Espírito Santo e Arabescos – Baby Design




Quadro Jardim 20 x 20 cm – Loja Amor Agarradinho

Porta-retrato 15 x 20 - Sartel Atelier 

E este é o resultado final de todos esses elementos juntos, compondo um ambiente onde o romântico e o moderno se integram e se complementam de maneira muito charmosa.

 


Espero que a Maria Giulia e Daniela tenham gostado e que possam aproveitar várias idéias no quartinho da princesinha. E que as sugestões colocadas aqui ajudem a outras mamães a se inspirarem.

E, no próximo mês, um ambiente que todo mundo adora: SALA!!!


Um beijo,




19 de junho de 2012

Copinhos de chocolate

Oi, meus queridossss!


Nesta semana eu estou cheias de coisa na cabeça, meio estressada e, consequentemente, desanimada de postar muito no blog. Só quem tem um blog sabe o trabalho e o tempo que o mesmo exige e não é toda semana que estamos animadas...

Recebi hoje uma ligação de uma amiga muito querida e que precisa de oração imediata pelo seu pai, que está com uma doença muito séria e agressiva. Na verdade, eles estão pedindo a Deus um milagre e eu vou me juntar a eles em oração na busca desse milagre para o pai dela, que é uma pessoa tão boa!!! É nessas horas que a gente vê que os probleminhas que às vezes nos incomodam são tão pequenos!... Hoje, o meu pensamento está com eles. E se você, que está lendo essa postagem agora, puder voltar 1 segundo do seu pensamento para Deus e pedir pela cura desta pessoa vai ser maravilhoso! Eu sei que você não o conhece, mas não faz mal, você estará pedindo pelo bem de uma pessoa que realmente está precisando. Pensamentos bons atraindo coisas boas! Amém!

E agora, vamos nos voltar para a doçura que é esta receita! Uma gostosura, relativamente simples de fazer, mas que me deu trabalho por eu não ter experiência. O importante é o seguinte: o copinho tem de estar muito bem preenchido em toda a sua superfície. Porque você passa em tudo, mas escorre de um lado ou outro. Por isso, o melhor método é passar uma camada de chocolate, levar no freezer por  e depois passar outra camada. Eu só fiz uma camada e, no geral, eles sairam inteiros, mas, alguns vazaram nas laterais, outros no fundo... E eu tinha feito um recheio de gelatina, deixei esfriar e ainda assim, vazou tuuuuudo! Então, mudei para um recheio tipo mousse de morango, que ficou mais consistente.

Vamos à receita, agora ajustada para um método que creio que vai dar bem mais certo:



















Copinhos de chocolate


Rendimento: + ou - 20 copinhos

Ingredientes
Copos descartáveis para café
2 barras de chocolate meio amargo ( se preferir, pode usar 1 barra de meio amargo e 1 de chocolate ao leite)



Modo de fazer

Quebre a barras de chocolate em pedaços. Separe 2/3 do chocolate, que deverão ir ao microondas. O 1/3 restante, deverá ser raspado com a faca, para ficar bem miudinho. Leve os 2/3 ao microondas por 30 segundos. Misture e volte ao microondas por mais 30 segundos (em potência alta). Repita o processo até derreter por completo. Fora do microondas, adicione o 1/3 restante e mexa até ele se unir ao chocolate derretido e derreter também.

Com auxílio de uma colher, coloque o chocolate derretido nos copinho de café, espalhando uniformemente.  Coloque os copinhos sobre uma forma de bolo e leve à geladeira por 1 min. Retire do freezer, passe mais chocolate e coloque os copinhos e os vire de cabeça para baixo, para o chocolate escorrer. Volte com os copinhos para o freezer e deixe que eles fiquem por 10 minutos.

Após os 10 minutos, retire do freezer e recorte delicadamente uma das bordas de cada copinho de café com uma tesoura. Usando a borda recortada, vá retirando todo o copinho de café.

Deixe os copinhos de chocolate em local arejado de um dia para outro, pois irão “transpirar” (Se a sua cidade for muito quente, melhor mantê-los na geladeira). No dia seguinte, recheie os copinhos.


Recheio de doce de leite com amendoim


Misture doce de leite com creme de leite e amendoim triturado em pedaços bem pequenos. A proporção é mais ou menos 1 lata pequena de doce de leite para 1 caixa de creme de leite para 1/2  xícara de amendoim.

Recheio de creme de morango


Misture 1 lata de leite condensado, 1 caixa de creme de leite, 1/2 xícara de gelatina de morango e morangos picados a gosto. Leve para o freezer, para virar um creminho tipo sorvete. Use este recheio somente na hora em que for servir.