17 de abril de 2012

O dia D do churrasco do Jean

Queridos,

Na Semana Santa, meu pai esteve aqui muito rapidamente, à trabalho. Mas, já foi motivo para fazermos um churrasco, ainda mais que era a semana do niver dele.

O Jean não queria fazer a estréia pública como churrasqueiro ainda, queria treinar um pouco mais. O receio era devido ao fato do pai dele ter sido um excelente churrasqueiro amador; sendo assim, ele queria fazer bonito, principalmente perante a Nívia... Mas, eu o incentivei, dizendo que ele já estava pronto.




E assim, planejamos o churrasco em família. Éramos cinco e o ambiente era super informal. Mas, mesmo para uma ocasião informal como um churrasco, acho que podemos montar uma mesa adequada e elegante, apesar de simples.

Olhem como pensei:


Montei uma mesa preto com branco; com jogo americano preto, que é de fácil limpeza.





Eu uso muito um guardanapo de papel grande da marca Snob. Além do tamanho generoso, ele tem uns desenhos em relevo imitando um bordado. Para um churrasco tinha de ser guardanado de papel. Mas, mesmo assim, podemos dar uma bossa à coisa, fazendo uma dobradura e montando com esse arranjo de faca apoiada no garfo. Não fica bom?






Louça toda branca e uso de rechauds com suportes, o que dá uma apresentação legal e protege a mesa.





Taças de cerveja e uma colher de sobremesa acima de cada prato e está pronta a composição da nossa mesa de churrasco.






Enquanto isso, na cozinha, o Jean cuidava da parte dele. As carnes todas separadas em saquinhos, para evitar qualquer possibilidade de contaminação cruzada.





Para a churrasqueira foram: lombo de porco e picanha (ambos temperados com sal grosso apenas), asinhas, linguiça e queijo coalho no espetinho.






Preparei algumas guarnições: arroz, vinagrete e uma receita tipicamente mineira: Fubá Suado. Meu pai relembrou os tempos de menino, quando minha avó fazia fubá suado. Foi a segunda vez que fiz esta receita, muito gostosa, que conheci assistindo a um programa chamado "Terra de Minas".









Faltaram umas fotos de close das carnes do Jean... Mas, posso dizer que o churrasco foi um sucesso, realmente tudo ficou gostoso e a picanha do Jean ficou divina! As outras carnes também, mas o sucesso do bom churrasqueiro depende de como fica a picanha. Mamãe Nívia aprovou, ficou claro que o filho puxou ao pai e que o Sr. Nestor teria ficado orgulhoso do churrasco do filhão!


E como doce não pode faltar nas recepções aqui em casa, fiz uma delicinha, delicinha, delicinha! Mais uma daquelas receitas que vocês vão amar, porque é fácil e uauuuuuuu de comer!






Óoooooobvio que eu vou postar as receitas dos complementos do churrasco e da sobremesa!!!!!Aguardem!  ;-)