15 de junho de 2011

Risoto de camarão com açafrão

Fazer risoto não tem mistério. Basta usar o arroz certo (arroz arbório, custa entre 10 e 15 reais a caixa), usar bastante caldo e ir adicionando o caldo aos poucos, deixando o risoto incorporá-lo lentamente. É delicioso. O risoto não pode ficar seco, tem de estar bastante cremoso. Por isto, fique de olho na panela para não deixá-lo ressecado e coloque ao final uma colher de manteiga. Saboroso, perfeito e fácil, lindonas!!!












Risoto de Camarão com açafrão


Rendimento: 2 porções
 

Ingredientes
 

400 g de camarões cinza
Suco de 1 limão
Açafrão a gosto
1/2 cebola média picada
1 colher de sopa de manteiga
1 1/2 xícara de chá de arroz arbóreo
1 taça de vinho branco seco
1 litro de caldo de legumes (se for usar em cubos, dissolva 2 cubos em água quente)

1 pitada de pimenta-do-reino a gosto
Sal a gosto
Azeite de oliva extra virgem
2 dentes de alho picados




Modo de fazer




Limpe os camarões, lavando-os em água corrente, retirando a cabeça, o rabinho, as cascas e, dando um corte longitudinal no dorso do camarão, retire a linha escura que irá aparecer. Deixe os camarões de molho numa bacia com água e o suco de 1 limão.

Leve os camarões picados em pedaços para uma frigideira grande com azeite. Tempere os camarões com um pouco de sal e pimenta do reino. Frite-os até ficarem rosados. Adicione 1/3 da taça de vinho e deixe evaporar. Reserve.

Em uma panela, coloque um pouco de azeite e refogue a cebola picada. Quando a cebola estiver transparente, acrescente o arroz cru (que não pode ser lavado, tem que sair direto do pacote para a panela). Mexa para incorporar os ingredientes e fritar bem o arroz. Acrescente o restante de vinho branco mexendo bem até evaporar.

Coloque 1/3 do caldo com o açafrão (que deve estar bem quente), e misture bem. Não é necessário mexer continuamente. Quando o caldo começar a secar, acrescente mais 1/3 de caldo. Deixe que o arroz vá incorporando o caldo e mexa de vez em quando.

Antes de colocar a última porção de caldo, junte o açafrão e os camarões reservados. Acrescente a última porção do caldo e mexa até que todo o líquido se incorpore ao risoto. Apague o fogo e acrescente 1 colher de manteiga e mexa bem. Decore com camarões inteiros (sem cabeça e com rabinho, fritos com tempero até ficarem bem rosados). Sirva imediatamente.