29 de agosto de 2010

Crepe de morango com chocolate

Que delícia esta crepe!!! Você pode fazer com antecedência e guardar na geladeira; na hora de servir é só esquentar no microondas. A massa é super fácil de fazer. Fiz para um almoço de domingo aqui em casa e foi aprovadíssima! Na decoração do prato usei também um pouco de calda de caramelo, industrializada.


Preparando a massa na frigideira antiaderente. Quando começar a dourar, está pronto.


Preparação do recheio de morango com chocolate.





CREPE DE MORANGO


Rendimento: 5 porções

Massa

Ingredientes

1 xícara de chá de farinha de trigo
1 ½ xícara de chá de leite
2 ovos
1 colher de manteiga
1 colher de sobremesa de essência de baunilha
uma pitadinha de sal

Modo de fazer

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma massa lisa e uniforme. Deixe a massa descansar cerca de 20 minutos. Enquanto a massa descansa, comece a preparar o recheio.

Para preparar os crepes, leve uma frigideira antiaderente untada com óleo ao fogo alto. Com uma concha, coloque uma pequena da massa. Mexa rapidamente a frigideira, fazendo movimentos circulares, para que a massa cubra todo o fundo da frigideira. Atenção: a quantidade de massa deve ser pouca, para que o crepe fique fino e leve.

Deixe a frigideira sobre o fogo alto até que as bordas do crepe comecem a soltar da frigideira. Vire o crepe com o auxílio de uma espátula e deixe dourar por 1 minuto. Repita o mesmo procedimento com o restante da massa.


Recheio de morango com chocolate

Ingredientes

1 xícara de leite
4 colheres de cacau em pó
1 colher de sopa de manteiga derretida
½ xícara de morango picado
1 colher de sobremesa de amido de milho

Modo de fazer

Em uma panela, coloque o leite, cacau e a manteiga. Dissolva o amido de milho em uma pequena quantidade do leite e adicione aos demais ingredientes. Mexa bem e adicione o morango. Continue mexendo até ferver e engrossar. Reserve.


Montagem das crepes

Coloque cerca de 3 colheres de sopa do recheio na metade inferior de um crepe. Em seguida, dobre o crepe em quatro. Sirva com a calda de morango gelada.

Obs.: Caso não vá servir na hora que finalizar o preparo, guarde as crepes na geladeira, em refratário com tampa. Na hora de servir, aqueça no microondas por 30 segundos e regue com a calda gelada.

Calda de Morango

Esta calda é incrível, linda e deliciosa! Multiuso, pode ser usada em diversas receitas. Tem grande durabilidade ao ser guardada na geladeira.








CALDA DE MORANGO


Ingredientes

1 xícara de chá de polpa de morango
Suco de 1/2 limão
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa de amido de milho

Modo de fazer

Dissolva o amido de milho em uma pequena quantidade de água e junte-o aos demais ingredientes. Leve ao fogo e cozinhe até que os morangos fiquem macios. retire da panela e coloque no liquidificador. Bata rapidamente, retire do liquidificador e volte para a panela mexendo até a calda espessar e ficar com aspecto brilhante. Passe para um recipiente com tampa e leve a geladeira.

28 de agosto de 2010

Bruschetta Napolitana

Mais uma DE-LI-CI-O-SA versão de bruschetta. Muito saborosa e extremamente fácil e rápida para fazer.





Bruschetta Napolitana



Rendimento: 2 porções


Ingredientes

1 pão italiano
½ cebola picada
Pimentão a gosto
4 fatias de presunto
4 fatias de mussarela
Orégano
Tempero alho e sal
Azeite de oliva


Modo de fazer

Em uma panela, coloque óleo e tempero alho e sal. Adicione a cebola e o pimentão picados em pequenos pedaços. Junte os tomates também delicadamente picados e refogue mexendo por uns dois minutos. Desligue o fogo e acrescente o presunto picado.

Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Em um refratário raso e grande coloque as fatias do pão. Por cima de cada pão, coloque o refogado de tomate com presunto. Coloque a mussarela e salpique o orégano. Leve ao forno ou até que o queijo derreta e doure. Retire do forno e regue com azeite.

Escalope de Filé ao Molho de Whisky

Maravilhoso este escalópe de filé, uma excelente pedida para um delicioso jantar. Surpreenda seus convidados com este prato saboroso e chique. O Jean amou e classificou-o como "Sensacional".

Escalope de Filé ao Molho de Whisky


Rendimento: 2 porções

Ingredientes

600 g (4 escalopes de filé mignon)
½ cebola picada
3 colheres de sopa de whisky
½ xícara de creme de leite
Tempero a gosto

Modo de fazer

Corte 4 medalhões com 2 cm de espessura e coloque-os entre 2 folhas de filme plástico. Bata suavemente com um batedor de carne. Tempere os filés com sal e pimenta-do-reino (ou tempero completo) e deixe em uma tigela, na geladeira, até a hora de preparar.

Leve uma frigideira grande ao fogo alto e espere ficar muito quente, acrescente apenas um fio de óleo e espere aquecer. Coloque os escalopes e deixe fritar, sem mexer. Vire-os e deixe fritarem do outro lado até que fiquem dourados.

Retire os filés da frigideira e coloque no forno pré-aquecido, somente para mantê-los quentes enquanto faz o molho. Na frigideira, acrescente o whisky e raspe, com uma colher de silicone, o fundo da frigideira para retirar os sucos deixados pela carne. Acrescente as cebolas picadas, o creme de leite e deixe ferver por 1 minuto.

Retire do fogo e sirva a seguir com a carne.

Nhoque ao creme de abóbora

O nhoque é um prato que o meu pai adora fazer e faz muito bem. Ele sempre faz à bolognesa, que eu ainda irei fazer e postar aqui. o Creme de abóbora é interessante por ser uma versão mais light para o nhoque e também porque o meu objetivo era servir junto com o escalope de filé. Aviso que fazer a massa de nhoque dá um bom trabalho, inicie o processo pelo menos 2 horas antes do horário de servir. O Jean me ajudou bastante e achou bem trabalhoso, rssss. Mas, eu acho que valeu a pena porque ficou muito bom e passamos um tempo juntos fazendo a receita, foi uma experiência legal.





Nhoque ao creme de abóbora


Rendimento: 6 porções

Ingredientes


500 g de batata cozida
2 colheres de sopa de manteiga
2 ovos
2 colheres de sopa de queijo parmesão
3 xícaras de farinha de trigo
Sal a gosto
Farinha de trigo para enrolar os nhoques


Modo de fazer

Cozinhe as batatas em água até que estejam macias. Escorra e passe as batatas pelo espremedor ainda quentes (pode passar com as cascas, pois elas ficam retidas no espremedor. Misture primeiro o ovo e a manteiga. Vá acrescentando a farinha aos poucos e o sal. Amasse bem e coloque farinha até que ela fique no ponto de massa, sem grudar nos dedos. Esfarinhe suas mãos para fazer os rolinhos.

Coloque a massa sobre uma mesa enfarinhada e faça rolinhos. Corte cada rolinho em pedaços de mais ou menos 2 cm.

Leve ao fogo em uma panela com bastante água temperada com sal e um fio de óleo e quando a água levantar fervura vá colocando os nhoques na água até eles começarem a subir. Coloque água fria em uma bacia e coloque o escorredor dentro da mesma, retire os nhoques ja cozidos e coloque-os no escorredor para dar choque térmico. Repita o processo com o restante dos rolinhos, até toda massa estar cozida. Escorra bem e coloque o nhoque em um refratário e coloque o molho por cima, polvilhando com queijo parmesão.


Creme de abóbora
Rendimento: 4 porções



Ingredientes

½ kg de abóbora moranga
2 colheres de sopa de manteiga
½ cebola picada
1 cubo de caldo de legumes
½ xícara de creme de leite
Tempero a gosto

Modo de fazer

Lave a abóbora sob água corrente. Sobre uma tábua, descasque-a e corte ao meio. Retire as sementes e corte a abóbora em cubos.

Numa panela média, coloque a manteiga e o tempero, levando ao fogo baixo. Quando derreter, acrescente a cebola e refogue, mexendo sempre, até ela ficar transparente. Adicione os cubos de abóbora e refogue por 2 minutos. Em seguida, coloque 1 xícara de água, o caldo de legumes e tampe a panela. Quando começar a ferver, deixe cozinhar até que os cubos de abóbora fiquem macios. Retire do fogo e bata no liquidificador até se tornar um creme.

Volte o creme de abóbora para a panela e leve ao fogo baixo. Acrescente o creme de leite e deixe ferver novamente. Desligue o fogo e sirva a seguir.

14 de agosto de 2010

Frango Grelhado


Eu e o Jean fazemos muita carne grelhada. Frango, linguiça, espetinhos de carne e picanha. Aqui em casa não temos o costume de comer frituras e usamos muito pouco óleo. Nossa nutricionista aprovou e ficamos no peso que queríamos. Sem contar os pontos a mais na nossa saúde!

Para fazer nossos grelhados, nossa amiga fiel é esta grelha: Primeiro coloco a parte de trás da contra coxa

(onde está o osso) para grelhar por 30 minutos. Nesta foto, elas já estavam coradas e prontas para que eu virasse para o corar do outro lado.



Prato montado, com contra coxas grelhadas com casquinha
crocante, arroz enformado e saladinha de palmito e manga.




Frango Grelhado

Rendimento: 2 porções


Ingredientes

4 contra coxas de frango
1 ½ colheres de chá de tempero para aves
1 colher rasa de chá de tempero alho e sal


Modo de fazer

Tempere o frango em uma tigela pelo menos 2 horas antes de grelhar e deixe na geladeira.

Coloque os pedaços na grelha. Ponha primeiramente o lado que é a parte de trás da contra coxa. Tampe a grelha, coloque em fogo baixo e deixe grelhar por 30 minutos. Abra e, caso já esteja bem grelhado, vire as contra coxas para o outro lado, deixando por mais 15 minutos para dourar a pele, formando uma casquinha crocante. Retire da grelha e sirva.

Montagem do prato

Primeiro, coloque o arroz enformado no prato, procedendo da seguinte forma:coloque o arroz em uma forminha (eu usei uma tacinha de sobremesa), aperte um pouco para dar-lhe formato e desenforme cada uma em pratos individuais.

Coloque uma porção generosa de salada de palmito e manga e duas contra coxas. Bom apetite!!!

Salada de Palmito e Manga

doro esta salada, com poucos ingredientes, ou seja, uma salada limpa, sem muita invenção de moda. Além de ser extremamente saborosa, o efeito visual é lindo!



Salada de palmito e manga

Rendimento: 2 porções


Ingredientes

6 folhas de alface crespa
6 palmitos finos
½ manga
Pimenta biquinho
Tempero para salada


Modo de fazer

Lave bem cada folha de alface crespa, dos dois lados. Corte a alface bem fininha e coloque em uma travessa rasa. Corte a manga em fatias finas e o pique o palmito Monte a salada com capricho, decorando com pimenta biquinho. Regue com tempero para salada (eu usei tempero sabor limão).

10 de agosto de 2010

Bruschetta de Berinjela


Esta receita é mais uma das fáceis, rápidas e requintadas. Faça para servir num encontro de amigos na sua casa e, mais uma vez, simplesmente arrase!

Antes, vamos tirar uma dúvida do português, que eu também tinha. Qual é a grafia correta da palavra berin...ela?
Berinjela ou Beringela?


Na verdade, existem as duas grafias e com explicação:

  •  Segundo o dicionário Aurélio, o certo é “berinjela”.
  • Segundo o dicionário Houaiss, o certo é “beringela”.
  • No o dicionário Michaelis, o certo é “berinjela”.

 O que acontece é que no português brasileiro o correto é berinjela (com J). Já em Portugal o correto é beringela (com G).

Dúvidas sanadas, vamos à receita:


Berinjelas fatiadas e tomates cerejas cortados em 4 partes para iniciar o preparo do aperitivo.


Eu usei o pão de camapanha, use o tipo de pão italiano que você preferir.


Nada como um aperitivo delicioso, acompanhado por vinho tinto!


Lindas e deliciosas!!!



Bruschetta de Berinjela

Rendimento: 2 porções

Ingredientes

1 berinjela em fatias
1 pão italiano
8 a 10 de tomates-cereja cortados ao meio
2 colheres (sopa) de alcaparras – enxágüe-as antes de usar
½ xícara de mussarela ralada
Azeite de oliva


Modo de fazer

Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Coloque um pouco de óleo, somente para untar a frigideira. Após aquecer o óleo, coloque as fatias de berinjela e grelhe cada fatia dos dois lados, até que fiquem macias e comecem a dourar. Tempere com sal.

Em outra panela, coloque óleo e tempero completo. Junte os tomates e refogue mexendo delicadamente até o tomate começar a murchar. Adicione as alcaparras e refogue por um minuto.

Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Em um refratário raso e grande coloque as fatias do pão e passe um pouquinho de manteiga em cada fatia. Por cima de cada pão, coloque fatias de berinjela. Sobre a camada de berinjela coloque um pouco de mussarela, depois os tomates com alcaparras, depois mais mussarela. Leve ao forno ou até que o queijo derreta e doure. Retire do forno e regue com azeite.

8 de agosto de 2010

Tortinha de frango de liquidificador

Esta tortinha eu aprendi com a minha mãe, que sempre faz lá em casa. Acho a mesma despretensiosa e bem gostosa. Eu costumo levar 2 fatias em um potinho para o trabalho, coloco no frigobar e depois e esquento no microondas, comendo-as no meu lanche da tarde.

Ingredientes picados, prontos para início do preparo da receita


Recheio de frango pronto


Montagem da tortinha: 1 camada de masa, 1 camada de recheio...


... e. por cima, 1 camada de massa

Tortinha pronta para ser degustada


Tortinha de Frango

Rendimento: 20 pedaços tamanho médio

Ingredientes Massa

20 colheres de sopa de farinha de trigo
1 xícara de leite
½ xícara de óleo (substituo por 2 colheres de óleo de coco)
2 ovos
1 colher de fermento em pó
½ colher de chá de sal

Ingredientes Recheio

500 g de frango desfiado
1 cebola média
1 tomate bem maduro picado (sem semente e sem pele)
1 xícara de molho de tomate
Azeitona picada a gosto
1 colher de chá de tempero alho e sal
1 vidro grande de palmito (opcional)
1 pacote de queijo catupiry (opcional)


Modo de fazer

Em uma panela, coloque 2 colheres 1 fio de azeite e o tempero alho e sal. Refogue a cebola. Adicione o Frango desfiado e mexa bem. Adicione o tomate e a azeitona. Por fim, adicione o molho de tomate e o palmito. Misture tudo deixe ferver um pouco. Retire o excesso de caldo, o recheio deverá ficar mais sequinho (não jogue o molho fora, use em caldos ou sopas. Reserve o recheio enquanto faz a massa.

Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador, adicionando a farinha aos poucos e o fermento no final.

Montagem

Aqueça o forno previamente a 230°C. Em uma assadeira untada polvilhada com farinha de trigo, coloque metade da massa e espalhe uniformemente com uma espátula. Coloque o recheio, cubra com queijo catupiry, espalhando com uma colher e, por cima, coloque o restante da massa. Leve ao forno (180° a 200º C) até a massa dourar. Faça o teste do garfo, espetando-o na massa, e se o mesmo sair limpo, a torta estará assada.

Fusili Brasileirinho

Aqui em casa, nós adoramos macarrão. Este fusili é bem simples, perfeito para aquele dia em que você quer fazer uma refeição rápida e descansar.





Fusili Brasileirinho

Rendimento: 2 porções


Ingredientes

1 ½ xícara de macarrão fusili
½ xícara de mussarela ralada
10 champignons
½ cebola média
½ pimentão verde
2 colheres de sopa de milho verde
1 colher de chá de tempero alho e sal
1 colher de chá de sal


Modo de fazer

Cozinhe o fusili em água com 1colher de chá de sal e 1 fio de óleo por 7 minutos. Pique os champignons, a cebola e o pimentão. Coloque um pouquinho de óleo e tempero alho e sal em uma frigideira e refogue a cebola e o pimentão. Adicione os champignons, mexendo sempre. Lave o fusili após o cozimento e junte-o aos ingredientes que já estão na frigideira. Adicione a mussarela ralada. Mexa sempre e regue com azeite, servindo a seguir.

6 de agosto de 2010

Moela ao molho

Moela é um prato delicioso para comer com pão, bebericando cerveja com os amigos ou como prato principal de um almoço descontraído. O segredo é cozinhar bem a moela, que é uma carne que precisa de um tempo maior de cozimento para ficar macia. Ferventar a moela antes de limpar é essencial, pois tira o excesso de gordura. Não se esqueça do colorau, para dar uma cor bonita à moela.


Caldo que se forma com a moela na pressão e os temperos

Refogando cebola e os pimentões para o molho


Resultado final: delícia demais!!!



Moela ao molho


Rendimento: 4 porções


Ingredientes


1 kg de moela
1 pimentão verde
1 pimentão amarelo
1 cebola média
½ xícara de molho de tomate
2 tabletes de caldo de galinha
1 colher de colorau
1 colher de chá de tempero para aves
½ colher de chá de tempero alho e sal
Pimenta biquinho a gosto


Modo de fazer


Fervente a moela do seguinte modo: Coloque-a em uma panela com água e deixe ferver. Assim que ferver, desligue e limpe a moela. Após a mesma estar limpa, tempere-a numa tigela, colocando o tempero para aves e o tempero alho e sal. Coloque-a na panela de pressão, com água até cobri-la. Adicione o colorau e os dois tabletes de caldo de galinha. Deixe por 1 hora na pressão. Desligue, e mexa a moela. Um caldo delicioso terá se formado com o cozimento. Adicione mais água e ligue o fogo novamente, fechando a panela de pressão. Deixe por mais 30 minutos. Deste modo, a moela ficará cozinhando por 1 hora e 30 minutos e ficará bem cozida e macia, quase a ponto de derreter.

Em outra panela, faça o molho, refogando a cebola e os pimentões. Adicione o molho de tomate, ferva um pouco e reserve. Assim que a moela ficar pronta, junte-a, ao molho de tomate com pimentões e cebolas,  coloque em uma travessa e decore com pimenta biquinho.

5 de agosto de 2010

Taçinha de morango e maçã

Esta é uma receita extremamente fácil e rápida de fazer, mas que tem um ar sofisticado. Ideal para fazer bonito em um almoço de última hora.

Taçinha de morango e maçã


Rendimento: 2 porções






Ingredientes

8 morangos picados
1 maçã
4 colheres de sopa de creme de leite
4 cerejas
4 colheres de sopa açúcar


Modo de fazer

Em uma panela, coloque o açúcar e deixe-o caramelizar. Após ele estar derretido e dourado, adicione 1 xícara de água. Coloque a maçã descascada e fatiada nesta calda e deixe-a cozinhar bem, até que fique macia e dourada. Coloque as fatias de maça no fundo de uma taça. Nas laterais da taça, coloque os morangos. No meio, por cima das maçãs, coloque o creme de leite e enfeite com duas cerejas. Coloque na geladeira até a hora de servir.

4 de agosto de 2010

Omelete com champignons

Eu e o Jean sempre gostamos de ovos. Depois que a nossa nutricionista disse que ovo é ótimo para saúde e que não existe ligação entre comer mais de 2 ovos por semana x aumento do colesterol; aí mesmo é que aumentamos o uso do ovo na nossa alimentação.

Omelete de champignons

Rendimento: 2 porções






Ingredientes

2 fatias de presunto
2 fatias de mussarela
8 a10 champignons
½ cebola
pimentão verde a gosto
3 ovos
Sal a gosto
1 colher de sobremesa de orégano


Modo de fazer

Pique o presunto, a mussarela, os champignons, a cebola e o pimentão. Em uma tigela, bata os 3 ovos e adicione uma pitada de sal e orégano. Coloque um pouquinho de óleo em uma frigideira e coloque metade dos ovos batidos. Em outra frigideira, refogue a cebola e o pimentão. Com uma espátula, vá soltando o ovo da frigideira e vire a omelete. Coloque então os demais ingredientes e feche a omelete. Deixe fritar um pouco mais até dourar a omelete e sirva. Repita a operação, fazendo outra omelete com o restante dos ovos batidos e dos ingredientes.

Farofa para acompanhar grelhados e assados

Farofa Tropical
Rendimento: 2 porções




Ingredientes

1 banana
½ maça
2 ovos
3 colheres de sopa de passas
½ cebola picada
2 colheres de sopa de manteiga
Farinha de mandioca a gosto
Tempero alho e sal a gosto


Modo de fazer

Em uma frigideira, doure a cebola na manteiga com um pouco de tempero alho e sal. Acrescente os ovos e após eles começarem a fritar, misture-os com a cebola. Acrescente então a maça descascada e picada, a banana picada em pedaços pequenos e as passas. Adicione aos poucos a farinha de mandioca, até ficar no ponto de farofa.

2 de agosto de 2010

Bombocado - que delícia mais fácil de fazer!!!

Não existe receita mais fácil do que este bombocado. É só fazer para arrasar. Que tal surpreender as amigas ou a sogra com seus dotes culinários? O bombocado tem uma massa muito macia, por isto, é necessário polvilhar a forma com farinha de trigo para facilitar a retirada do bolo. Eu pedi para o Jean untar, e ele perguntou: _ Preciso untar com os dedos? Que nojento! _ Eu morri de rir... Acho que até poderia passar com uma espátula ou pincel, mas sinceramente, na cozinha, muitas coisas tem de ser manipuladas diretamente pelasmãos. Por isto garotas, peçam aos seus maridos para lavarem bem as maõzinhas e os coloquem para ajudar na cozinha!

Este é o Jean untando sua primeira forma:


Depois polvilhando com farinha de trigo


Todos os ingredientes no liquidificador


E o resultado final, macio e delicioso:


Bombocado


Rendimento: 10 fatias

Ingredientes

1 lata de leite condensado
100 g de coco ralado
3 ovos
1 colheres de sopa de fermento em pó


Modo de fazer

Bata os 4 ingredientes no liquidificador. Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Pre-aquecer o forno por 10 minutos. Leve ao forno (180°C) e deixe assar por 40 minutos ou até o bolo ficar dourado. Espere esfriar para cortar.

Sopa de legumes

Eu adoro sopa, acho fácil e excelente para a saúde, pois comemos vários legumes ao mesmo tempo. Outro dia, o meu marido estava gripado e sentindo-se fatigado. Nada melhor para fortalecer um marido gripado do que uma sopa de legumes. Uma sopa caprichada é light, nutritiva e o prato ideal para noites frias.


Sopa de Legumes

Rendimento: 4 porções


 
 

Ingredientes

1 cenoura
2 batatas
1 cebola pequena
1 batata baroa
½ xícara de macarrão
½ xícara de carne cozida desfiada
1 tablete de caldo de picanha
½ colher de chá de mostarda em pó


Modo de fazer

Pique os legumes em pedaços pequenos. Em uma panela coloque óleo e tempero completo. Coloque a cebola e deixe dourar. Acrescente os legumes e continue mexendo. Adicione água até cobrir os legumes. Coloque o tablete de caldo de picanha, o macarrão, a carne cozida e a mostarda. Tampe a panela e deixe terminar o cozimento. Depois de alguns minutos, prove para ver se precisa de uma correção de sal e sirva.

A Arte de receber



Receber em casa não é fácil, especialmente para recém casadas, na maioria das vezes, com pouca experiência na arte de ser uma boa anfitriã. No primeiro ano de casada se recebe bastante visitas. É natural, as pessoas querem conhecer o novo lar e o casal também fica animado em receber os amigos e a família. Aliás, o primeiro teste será receber a família. E que teste de fogo! A primeira vez que eu e o Jean recebemos em casa, foi uma reunião para a família dele. Entre mãe, avós e irmãos, vieram 12 pessoas! As minhas duas cunhadas, ja casadas e que obviamente passaram por esta situação vieram me falar no final: uma etapa concluída! Por que é isto mesmo, receber a família do marido é um ritual obrigatório e extremamente importante.

Eu e o Jean optamos por fazer um lanche, marcado para o final da tarde. Como os convidados tinham perfis e gostos diferentes para bebidas, tivemos de servir com bastante variedade: sucos, refrigerantes, cerveja e vinho tinto. No cardápio, escolhemos petiscos salgados e doces e eu fiz praticamente tudo sozinha!... Quanta coragem... Mas deu tudo certo, graças a Deus! Somente depois que acabou tudo e eles foram embora é que eu vi o quanto tinha sido uma situação de tensão e como eu estava emocionalmente exausta.

Porém, digo a vocês que valeu demais a pena e que espero que durante as nossas vidas, eu e o Jean possamos receber muitas e muitas mais vezes, desde uma reunião simples de amigos até jantares elaboradísssimos! Uau, já fico animada por antecedência!

Quero ir colocando algumas sugestões que acho válidas para uma boa anfitriã e aos poucos irei postando coisas interessantes sobre recepções em casa e festinhas especiais que fizermos na nossa casinha!


A arte de receber - O básico que toda boa anfitriã deve fazer


 Kathleen Macedo

1) Faça a lista dos convidados – mesmo que sejam poucas pessoas, é importante você ter este planejamento. O número de pessoas é compatível com o tamanho da sua casa? Existem assentos suficientes para todos e espaço para circulação?



2) Estabeleça o cardápio – Ok, você já definiu quantas pessoas irá receber, mas qual será o tipo de recepção? Um lanche, um almoço descontraído, um jantar formal? Um brunch ou um happy hour. É preciso definir quais os pratos mais adequados para o tipo de recepção escolhida. Caso você queira fazer boa parte ou todos os pratos a serem servidos, por favor, teste-os antes com seu marido. Não faça uma receita nova e ainda não testada para os seus convidados. Pode dar muito certo, mas também pode dar muito errado, e a sua imagem de boa anfitriã já perde alguns pontinhos. Procure sempre incluir algum prato que atenda a um convidado vegetariano (um quiche de alho poró ou uma salada sofisticada já resolvem o caso).

Calcule a quantidade de comida:

Bolo - Calcule 100 gramas por pessoa, mas apenas para 50% da sua lista de convidados, pois com tantas opções de doces, o bolo pode ser desperdiçado.

Doces - 6 unidades por pessoa

Canapés e salgadinhos – 15 por pessoa.

Pratos quentes - A conta é "um por um", ou seja, o numero de convidados multiplicado pelo de pratos.





3) Defina as bebidas e calcule a quantidade – Escolher adequadamente as bebidas é essencial para o sucesso da festa.

Em um lanche ou aniversário de família você pode servir – 2 tipos de suco, cerveja e refrigerante;
Happy hour – sucos, refrigerante, água mineral, cerveja, espumante e whisky;
Noite de queijos- refrigerante e vinho;
Almoço – refrigerante ou suco e vinho;
Jantar formal – água mineral, vinho e espumante;

Para calcular a quantidade de bebidas, siga esta tabela:

Whisky - 1 garrafa de 750ml para 10 pessoas

Champagne/Prosecco -  Se for a única bebida 1 garrafa para 2 pessoas. Se tiver outras bebidas, 1 garrafa para 4 pessoas.

Vinho Tinto - 1 garrafa para 6 pessoas. Se for servido apenas no jantar, calcule 1 garrafa para 10 pessoas

Cerveja - Se for a única bebida, 1 garrafa por pessoa. Se tiver outras bebidas, 1 garrafa para 4 pessoas

Água e Refrigerante - 400ml por pessoa

  





4) Confira se você tem todas as louças, copos, guardanapo e talheres para servir – você precisa ter no mínimo dois copos por pessoa. Sim, porque a pessoa que toma refrigerante, vai querer tomar suco em outro copo. Além disso, uma pessoa toma refrigerante e depois vai querer tomar vinho, bem, fique preparada para tudo. Se você não tem uns dois conjuntos completos de taças e copos, procure alugá-los em uma loja de materiais para festa.Não vá ficar pedindo emprestado... Coloque todos os copos taças e outras louças que for utilizar em um local de fácil acesso (em um aparador ou mesa). No decorrer da festa, seus convidados irão se servir sozinhos e deixar tudo num local adequado facilita as coisas.




5) Compre gelo – nem precisa comentar, não é?... Gelo é imprescindível. Por falar nisto, você tem um baldinho de gelo com pegador?





6) Seja prática – Uma recepção com serviço americano, no qual os convidados servem-se sozinhos, é uma boa escolha tanto para festas pequenas, quanto para grandes eventos. O finger food, ou seja, comidinhas para pegar com as mãos, é uma ótima opção. Um modo descontraído (e fashion) para eliminar a obrigatoriedade de usar pratos e talheres. Colocar bebidas em um coller ou em uma champanheira grande cheia de gelo é uma alternativa para deixar os seus convidados à vontade de se servirem e para evitar que você fique o tempo todo preocupada em encher os seus copos.


7) Organize a sua casa para o evento – Arrume a casa com capricho, coloque as colchas mais bonitas que tiver (família e amigas muito íntimas adoram entrar em todos os ambientes na primeira visita, para conhecer o novo lar). Decore a casa com velas e flores. Não precisa ser nada caro, mas um vaso de flor e umas velinhas fazer milagres na decoração e deixam o ambiente muito mais aconchegante! Confira os toiletes. Eles deverão ter papel higiênico novo (e outro de reserva em local fácil), sabonete e tolha de mão limpa. Como boa anfitriã que você é confira ou peça à sua auxiliar para conferir se os toiletes estão ok no decorrer da festa.



 

8) Escolha o repertório musical – Para uma reunião de família, música ambiente, tipo jazz ou mpb é o ideal. Separe com antecedência os CDs e monte a programação. Coloque a música para tocar um pouco antes dos convidados chegarem e entre num clima bom. Não deixe o som alto, lembre-se de que ele é um pano de fundo para as pessoas conversarem. Em uma reunião de casais de amigos, pode escolher um repertório mais animado, que tenha a cara do grupo.


9) Se necessário, contrate uma auxiliar de cozinha para a festa – Nada mais chato do que você ficar se descabelando em uma festinha, porque tem coisas no forno, precisa colocar outras, os copos sujos se empilhando... Dependendo da quantidade de pessoas que você for convidar, mesmo que seja uma reunião pequena, será muito importante ter uma pessoa. Você precisa se preocupar com a organização preliminar. Na hora da festa, é o momento de dar atenção aos seus convidados. Se você tiver feito o seu dever de casa antes, a partir da chegada do seu primeiro convidado será a hora de você relaxar, circular entre os convidados e curtir sua festa!


10) Se apronte – Nada de ficar se arrumando na última hora ou correr para o quarto quando o primeiro convidado chega e você ainda está com cara de bruxinha. Planejamento é a bola da vez. Deixe tudo pronto com antecedência e vá se arrumar pelo menos 40 minutos antes da hora marcada.



11) A festa começa quando chega o primeiro convidado – assim que ele chegar, é hora de servir o primeiro drink. Deixe-o bem a vontade, bem servido e converse com ele até que outros convidados cheguem.


 12) Deixe seus convidados entrosados – faz parte das tarefas da boa anfitriã observar como a festa está fluindo e se os convidados estão se divertindo. E determinado momento, é hora de trocar a música para dar uma levantada no ambiente. Exerça a sua sensibilidade e perceba se um casal ou um convidado sozinho estão isolados. Apresente-os a pessoas que tenham gostos parecidos. Faça tudo o que estiver ao seu alcance para enturmar os seus convivas.


Etiqueta à mesa:
  
Regras tradicionais de etiqueta ensinavam que o anfitrião ou a anfitriã deveria servir seus convidados, enchendo o prato que está na sua frente e, depois, passando-o para os convidados, de forma que cada um estivesse com seu prato cheio. No entanto, essa recomendação já está ultrapassada, sendo absolutamente desnecessário que a anfitrião sirva alguém, a não ser que seja uma pessoa idosa. Deixe que cada convidado sirva-se do que quiser da forma que quiser. O básico é que o dono da casa aguarde até que todos se serviam para então, servir-se.


Receber em Casa

Cláudia Matarazzo

"Vantagens de receber na sua casa: começa pelo conforto, por menor que seja o seu espaço, será sempre mais simpático do que exilar seus amigos aos duros e gelados assentos de cadeirinhas de bar. Eles poderão se movimentar, conversar melhor uns com os outros e você também. Sem falar na privacidade, muito maior, ideal para comemorar uma data como essa.

Mas o que é que eu vou servir? Pense assim: quais são as opções fora de casa? Primeiro do que beber: água, cerveja, vinho, refrigerantes, uísque e vodka. Se você tiver isso em casa - e muito gelo - a festa já será um sucesso. Se você não tiver, peça que tragam. Não é feio: os americanos fazem isso o tempo todo. E, se ainda ficar sem jeito, diga que é para nem pensarem em trazer presente, que esse já é um super presente.

Para comer: Algumas sugestões simples e baratas: uma mesma massa com vários molhos diferentes (é possível comprar os molhos prontos). Vários tipos de tortas: de frango, palmito, queijo…Vários tipos de saladas e frios com cestas de pães para quem quiser fazer sanduíche, sanduíche de metro e por aí vai…

Uma festa em casa é muito mais divertida, ponha-se no lugar de seus amigos: do que é que você gostaria mais: de encontrá-los por duas horinhas em volta da mesa do bar para um papinho na base do oba oba, ou de ir até a casa do aniversariante, interagir com o resto da turma ajudando a tornar a noite especial e poder trocar idéias e risadas madrugada adentro? "

Claudia Matarazzo é jornalista, escritora e palestrante e autora de vários livros sobre etiqueta e comportamento.

 
Como montar uma mesa
 
Ar de Classe - http://ardeclasse.blogspot.com/
 
 
 
1.- Prato Marcador

2.- Prato Raso ou de Comida
3.- Prato de Pão
4.- Prato para Salada
5.- Guardanapo
6.- Colher de Consomé
7.- Garfo de Peixe
8.- Pala de Peixe
9.- Garfo de Carne
10.- Faca de Carne
11.- Garfo de Sobremesa
12.- Colher de Sobremesa
13.- Copo de Água
14.- Copo de Vinho Tinto
15.- Copo de Vinho Branco
16.- Copo de Champagne
17.- Saleiro e Pimenteiro18.- Cinzeiro
19.- Marcador de Lugar
20.- Menú.


10 dicas para montar uma linda mesa de jantar à francesa!




Se você quer fazer na sua casa um jantar formal. e acha que o único problema é como montar a mesa? Não é tão complicado. Coloque o prato principal sob o prato da entrada - seja sopa, salada ou o que você quiser; coloque os talheres na seqüência de chegada dos pratos, de fora para dentro, e com facas e a colher de sopa (se você for servir) sempre ao lado direito. Os talheres de sobremesa (somente os que serão usados) ficam acima do prato principal. Veja a seqüência na foto. Coloque os copos da esquerda para a direita começando pela taça de água, depois a de vinho tinto e por último a de vinho branco. A taça de champanhe fica entre os copos de água e vinho tinto, só que um pouco mais para a frente. Depois, é só torcer para que os seus convidados sejam menos formais que a sua mesa.

Use uma linda toalha de mesa que proporcione uma queda de 25 cm por cada lado e tenha um copeiro à disposição para servir os pratos e bebidas.

Os pratos devem ser colocados em primeiro lugar na mesa, uns dois dedos acima da borda, para não encostarem nos convidados. Entre os pratos deve haver uma distância de 50 cm, suficiente para a colocação dos talheres e copos.

O prato de salada pode ficar sobre o prato principal e o prato de pão fica acima e à esquerda destes. O pão é um dos poucos alimentos que devem ser comidos com as mãos. O sousplat é um prato largo, colocado em primeiro lugar à mesa. Este prato serve apenas para sustentar outros pratos ou tigelas e não é trocado durante a refeição.

O prato lateral, para pães, manteiga, patés, etc. deverá estar guarnecido com uma pequena faca.

Entre o sousplat, prato que fica embaixo dos outros na mesa, coloque uma toalhinha para evitar ruídos ao servir.

O conceito é que os talheres são utilizados sempre de fora para dentro. A quantidade de talheres à mesa, depende de quantidade de pratos servidos em uma refeição e os talheres ficam dispostos de modo que sejam utilizados na mesma ordem em que os pratos são servidos. Na mesa, os garfos ficam à esquerda do prato. As colheres de entrada ou de sopa, junto às facas, sempre com o corte voltado para dentro, ficam do lado direito do prato e os talheres para sobremesa à frente deste.

Sempre da direita para a esquerda, no sentido em que serão empregados, os copos ficam dispostos na seguinte ordem: vinho branco, vinho tinto, água ou champagne. Esta é também a ordem de tamanho dos copos, o de vinho branco é normalmente menor do que o de vinho tinto, que por sua vez é sempre menor do que o de água.

Nem sempre este ponto é levado em consideração, mas para que a refeição transcorra o mais agradável possível, procure dispor os convidados que tenham interesses comuns e afinidades, próximos uns aos outros. Também é interessante que se intercale na mesa homens e mulheres.

Os guardanapos cuidadosamente dobrados podem ser dispostos à esquerda dos pratos ou mesmo no interior destes. Ao sentar-se à mesa, os guardanapos são desdobrados e colocados no colo, onde permanecem durante a refeição. Ao término, o guardanapo deve ser dobrado e colocado ao lado esquerdo do prato.

No arranjo da mesa, cuide para que as flores sejam sem perfume e baixas, para não atrapalhar a conversa entre os convidados. Na falta de espaço, opte por arranjos individuais que deverão ficar ao lado do prato, junto ao prato de pão. Este último ficará à esquerda do convidado com faca para manteiga.
 
 
Tipos de Recepções e Comidas


Ar de Classe - http://ardeclasse.blogspot.com/

Há muitos tipos de comidas e recepcões, que variam conforme o horário e duracão, a saber:

Pequeno Almoço: Das 7h as 9h. Dura como máximo uma hora. Serve-se chá ou café, torradas e croissants, podem também servir marmeladas.

COFFE BREAK/BRUNCH: Das 10h as 11h ou de tarde das 15h às 17h. Dura uma hora. Serve-se café, sumos e pastelaria seca. Também pode servir um sandwich.

Almoço: Das 12h às 14h. Deve durar uma hora. Não se toma vinho ao almoço. Não é obrigatório a sobremesa nem o café.

Chá: Das 17h às 19h. As mulheres são as que por norma tomam o chá. Pode-se servir com pastelaria seca ou brioches.

Cocktail ou Coquetel: Das 18h às 21h. Não tem horário de duracão, mas sempre é uma hora.

Jantar: Das 21h às 22h. Pode durar mais de uma hora.

Ceia: Deve tomar-se sempre às 24h, caso contrário chama-se jantar.

Vinho de Honra ou Coktail de Boas Vindas : A qualquer horário, desde que não se interponha com o jantar. Adequado para inaugurações, apresentações, etc. Serve-se bebida branca acompanhada de salgadinhos suaves e secos. Pode servir-se água ou um sumo, mas nunca gasosas.

LUNCH: É também em qualquer horário. Serve-se variedades de comida: sandwich,omeletes, algo doce, vinhos, sumos. Recorde-se que em todos estes eventos nunca se deve servir gasosas.

VERMISAGGE: Só para as mostras de pinturas. Serve-se vinhos e salgadinhos secos.