18 de dezembro de 2010

Lombo ao molho de damasco

Meninas! Retornei após quase 10 dias de desaparecimento súbito aqui do blog!!!

Eu estava com saudades! Mas, realmente o tempo anda curto. Na semana passada, de quinta a domingo, foram 3 festas, duas em SP e uma aqui em BH. Bom, mas cansativo. A semana foi muito cheia de compromissos e consolidei coisas importantes. Na semana que vem, faço minha última viagem do ano a São Paulo e então estarei com meu ano corporativo fechado e com a tranquilidade de dever cumprido. E aí... 10 dias de férias coletivas para descansar e voltar em 2011 com força total!

Estou bastante satisfeita com 2010 e muito esperançosa com 2011. E a esperança move o mundo, não é mesmo?

Voltei hoje também para as minhas panelas, rsssss. Fiz este prato que tem ingredientes que tem tudo a ver com o Natal: lombo, damasco e nozes. A combinação do damasco com o lombo não podia ser melhor! Adoro pratos fáceis, rápidos de fazer e deliciosos!!!




Lombo ao molho de Damasco


Rendimento: 2 porções

Ingredientes

4 medalhões de lombo com 2 cm de espessura
½ xícara de damasco
2 colheres de nozes picadas
2 xícaras de água
2 colheres de açúcar mascavo
2 dentes de alho picados
1 cebola pequena picada
1 colher de aceto balsâmico


Modo de fazer

Tempere o lombo com alho amassado, sal e pimenta do reino.

Frite bastante os medalhões em uma frigideira antiaderente com 1 colher de óleo, até deixá-los dourados por toda a volta. Leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos.

Para o molho, coloque o damasco picado em uma panela com as duas xícaras de água e o açúcar. Cozinhe por uns 5 minutos. Coloque esta mistura no liquidificador, juntamente com a cebola e o alho picados. Bata bem. Coe para reter pequenos pedaços de alho ou de damasco. Volte com o molho para a panela, acrescente o aceto e cozinhe por mais 2 minutos.

Coloque 3 colheres do molho em cada prato. Por cima do molho, sirva o lombo. Salpique as nozes e sirva a seguir.